Ter um jardim de inverno na decoração da casa é escolher viver rodeada de muito frescor e vitalidade no ambiente. Para quem não tem uma área externa disponível, separar um cantinho dentro de casa para receber o verde da natureza é garantia de um lugar para relaxar e renovar as energias a qualquer momento.
Além de criar uma atmosfera saudável, esse recurso paisagístico que está super em alta consegue valorizar os espaços residenciais, ajudando a controlar a temperatura da região. São tantos os benefícios que você deve estar se perguntando porque ainda não começou a montar um jardim de inverno. Essa alternativa de cultivo em ambientes internos foi abraçada com muito carinho em lugares com um clima mais tropical. O Westwing preparou um guia com ideias criativas e modelos de jardim de inverno que vão converter o seu lar em um cenário charmoso e agradável.
Compre agora com até 70% off:
O que é jardim de inverno?
Casas com jardins são perfeitas e ideais para quem ama cuidar das plantas. O jardim de inverno é uma ótima oportunidade para levar essa prática para as áreas internas da casa. Você vai ter um cantinho sempre renovado para desfrutar da beleza das folhagens, seja qual for a estação do ano.
Mesmo em espaços menores, como sala decorada nos apartamentos, é possível criar um jardim de inverno pequeno e transformar o visual de uma forma incrível. O importante é preencher o cenário com objetos decorativos e funcionais. Assim, é o possível aproveitar os benefícios de um ambiente equilibrado, com um ar verdadeiramente puro. Aqui, a dica é explorar os diferentes tipos de jardim de inverno e selecionar o mais adequado para a sua decoração:
- Jardim de inverno com plantas suspensas
- Jardim de inverno embaixo da escada
- Jardim vertical
- Jardim de inverno em sala de estar
- Jardim de inverno em sala de vidro
É muito comum encontrar um jardim de inverno na sala, apesar de combinar com diversos cômodos da casa. As folhagens naturais se encaixam muito bem no hall de entrada, na cozinha, no quarto e até na decoração do banheiro. Esse recurso consegue otimizar os espaços embaixo das escadas ou nos corredores, aproveitando ambientes entre os cômodos.
Como fazer um jardim de inverno?
Agora que já decidiu ter uma área verde na decoração da casa, o próximo passo é escolher onde situar seu jardim. O ideal é um lugar interno com boa circulação de ar. Em muitos casos, divisórias de vidro são usadas para separar o jardim de outros ambientes da casa, permitindo a passagem de luz natural.
Antes de tudo, o ideal é começar pela organização do jardim. O que inclui bom senso na escolha do ambiente fechado que ele ocupará e os materiais certos para o preenchimento do espaço. Também é importante lembrar que o local precisa de iluminação natural. Assim como um sistema para escoamento da água se as espécies forem plantadas em canteiros.
Se o jardim de inverno for criado em um cômodo espaçoso, a indicação é que este deva ter janelas ou tetos de vidro para a entrada da luz. A depender do espaço disponível, fazer um jardim vertical pode ser a melhor escolha.
Para deixar o projeto ainda mais aconchegante, abuse da iluminação natural. Caso seu ambiente seja mais escuro, o ideal é investir em diferentes modelos de iluminação para jardim de inverno. Como pendentes, arandelas e luminárias de chão. Seja luz natural ou artificial, o importante é deixar o seu jardim charmoso e muito bem iluminado.
Outra dica importante é utilizar um revestimento que valorize o estilo decorativo escolhido. Um deck de madeira, assim como pedras e fontes no jardim de inverno conseguem um ar bem moderno e elegante. Você não vai se arrepender de ter levado a natureza para dentro do seu lar.
Jardim de inverno pequeno
Mesmo em espaços reduzidos, um jardim de inverno pequeno pode trazer um toque de natureza e tranquilidade para o lar. Optar por plantas que crescem verticalmente ou que requerem pouca manutenção, como samambaias e suculentas, maximiza o uso do espaço limitado, enquanto elementos decorativos sutis, como pedras e iluminação suave, podem realçar a beleza natural do ambiente.
Jardim de inverno na sala
Incorporar um jardim de inverno na sala de estar é uma excelente maneira de criar um ponto focal relaxante e esteticamente agradável. Plantas exuberantes e um pequeno caminho de pedras podem transformar uma área comum em um refúgio verde, oferecendo um espaço para descompressão e contemplação dentro do próprio lar.
Jardim de inverno no quarto
Ter um jardim de inverno no quarto pode melhorar a qualidade do ar e proporcionar uma vista calmante antes de dormir. Opte por plantas que promovam um ambiente tranquilo, como lavanda ou jasmim, que são conhecidas por suas propriedades relaxantes e aromáticas, ajudando a induzir um sono reparador.
Jardim de inverno simples
Um jardim de inverno simples pode ser facilmente montado com poucos elementos. Plantas de baixa manutenção combinadas com um arranjo minimalista de móveis de jardim e decoração rústica podem criar um espaço encantador sem grande esforço ou custo. É ideal para quem deseja introduzir um toque de natureza em casa, sem complicação.
Decoração para jardim de inverno
Ao decorar um jardim de inverno, considere adicionar acessórios que complementem o ambiente natural. Vasos decorativos, estátuas pequenas ou fontes de água podem adicionar um charme especial. A escolha de móveis confortáveis, como cadeiras de balanço ou pequenos sofás, pode transformar o jardim de inverno em um local perfeito para relaxar e desfrutar da beleza ao redor.
Jardim de Inverno na Cozinha
A cozinha, por ser bem arejada, é um ótimo cômodo para acolher as plantas para jardim vertical. Você pode aproveitar e plantar uma pequena horta e ter sempre temperinhos frescos e saudáveis para usar nas receitas.
Móveis para Jardim de Inverno
Para a decoração de seu jardim, os móveis mais apropriados são os de fibra sintética ou madeira, como bancos e poltronas, que duram mais tempo.
Se o espaço não for um problema, inclua móveis rústicos na decoração do jardim de inverno. Invista em bancos e mesas para área externa com material resistente. A madeira é uma ótima opção já que se comporta bem com a luz do sol. Aposte em uma poltrona bem confortável e usufrua de um universo aconchegante e naturalmente energizado.
Plantas para jardim de inverno
Entre as infinitas espécies, as maiores preferências de plantas para jardim de inverno são as que melhor se adaptam dentro de casa. Entre as recomendadas para a seleção estão lírios da paz, violetas, begônias, babosas de pau, cactos, classes vegetativas com cores que brilham o ano inteiro.
Uma boa dica é apostar naquelas que florescem durante o ano todo para que o cantinho permaneça sempre vivo e renovado.
Vegetações mais rústicas, como as samambaias, suculentas e orquídeas também são bem-vindas na casa com jardim de inverno. Mas lembre-se: antes da escolha, atente-se para as necessidades que cada tipo precisa, como luz solar, adubo e rega de água. Esses cuidados que vão manter o ambiente sempre cheio de vigor.
Utilize diferentes tipos de vasos para cultivar plantas suspensas ou organizadas em prateleiras num jardim de inverno simples. Para deixar o ambiente com mais cara de jardim, pequenas árvores também podem ser cultivadas. A harmonia entre as cores e formatos ajustados no local promete um resultado incrível.
Separe suas combinações preferidas de plantas para o jardim interno pensando em criar uma composição mais animada e enérgica para o universo natural. Para isso, aposte em flores e folhagens com diferentes tamanhos. Abuse do bom gosto e da criatividade e tenha um resultado incrível.
Para aprender mais sobre como plantar suculentas, confira essa dica infalível de 4 plantas fáceis de cultivar em casa. Fique por dentro e arrase na coordenação do seu jardim de inverno.
Revestimento para Jardim de Inverno
Os revestimentos precisam resistir à umidade e podem ser azulejos com estampas claras, texturizados ou de tijolos. Em harmonia, todos estes elementos são capazes de conferir ao jardim de inverno até dois tipos de estilo. O boho, pela mistura de itens vintage a modernos, e o rústico, pelos materiais naturais e cores neutras.
Decoração para Jardim
Dentre os materiais usados como peças decorativas estão os painéis de madeira, vasos artesanais, bases para vaso, pedra, fibra de coco, bambu, casca de árvores, lanternas marroquinas e fontes.
Confira mais inspirações de jardim de inverno
A beleza que um jardim de inverno carrega é inquestionável, mas os privilégios vão muito além da estética. Ao separar um cantinho interno para criar suas plantas, você vai poder apreciar um ar puro dentro de casa.
A natureza pode assegurar uma sensação incrível de relaxamento e todo mundo merece gozar de uma energia natural, em um espaço agradável e tranquilo no próprio lar. Por isso, o Westwing trouxe imagens incríveis como inspiração que vão te ajudar a decorar a sua casa com a vitalidade, a energia, a pureza e o verde das plantas.
Modelos de Jardim de Inverno
Ideias de Decoração de Jardim de Inverno
Westwing: bem mais que uma loja de decoração
Curtiu as dicas sobre jardim de inverno e ainda não conhece a Westwing? Aqui você encontra um mundo de possibilidades para transformar sua decoração e ambientes com muito estilo e sofisticação! Na Westwing você encontra tudo o que precisa para renovar a decoração da sua casa com móveis e acessórios incríveis.
E tem mais! Conheça o WestwingDesign, nosso projeto de design de interiores online que vai mudar a forma como você vê sua decoração de casa. Com a ajuda de um expert by Westwing, você escolhe os ambientes que quer transformar, envia suas inspirações e recebe um projeto sob medida para deixar o seu lar ainda mais deslumbrante.
Escolha o plano que mais combina com você, mande suas ideias e prepare-se para redecorar a casa com muito charme. Aproveite e venha para a Westwing!