Ideal para tornar a área externa um lugar convidativo, jardim com pedras contribui para a sensação de bem-estar. Veja inspirações:
Foto de destaque: Área externa de residência com piscina e jardim com pedras naturais (Projeto: PLANO Arquitetura / Foto: Fávaro Jr.)
O jardim com pedras é um verdadeiro clássico em áreas externas de projetos residenciais e comerciais. Afinal, permite criar ambientes com formas, cores e texturas variadas. O projeto de paisagismo incentiva um novo modo de vivenciar os espaços, podendo criar áreas externas sofisticadas, rústicas ou até lúdicas.
Compre agora com até 70% off:
Nesse conteúdo, você vai ver como utilizar as pedras naturais para compor jardins bonitos e funcionais.
Por que usar pedras nos jardins?
As pedras naturais podem assumir diferentes funções no projeto de paisagismo. Seu uso vai além da estética, já que elas auxiliam na proteção do solo e contribuem para o desenvolvimento das plantas.
E mais: pedras promovem sensação de bem-estar e conforto, estimulando a permanência das pessoas na área externa.
Leia também:
- Paisagismo: o que é, técnicas e projetos de referência
- Jardim florido: inspirações e dicas para ter um em casa
- Casa com piscina: 10 projetos de inspiração
Como tornar o jardim com pedras um espaço funcional?
Instalar pedras em jardins faz parte da técnica construtiva de um projeto de paisagismo. No entanto, outros elementos são necessários para torná-las funcionais.
Esses materiais naturais podem ser utilizados para delimitar espaços, criar caminhos, revestir paredes e decorar o ambiente externo, por exemplo.
Além disso, é possível usar porcelanatos com acabamento externo que reproduzem pedras, garantindo praticidade, durabilidade e sustentabilidade ao espaço.
5 projetos de jardins com pedras
Confira, agora, alguns projetos de paisagismo que utilizam pedras nos jardins.
1. Jardim com revestimento de pedra natural na parede
O projeto acima combinou as pedras naturais na parede com os revestimentos de piso e piscina em materiais, cores e texturas diferentes. Um diálogo que possibilitou amplitude e aconchego. Já as plantas do jardim linear trazem com força a natureza.
2. Jardim com pedras delimitando espaços no projeto de paisagismo
Mais do que trabalhar com a vegetação, o paisagismo se preocupa em criar um espaço adequado e aconchegante. Neste projeto, as pedras naturais criam distâncias entre as plantas e os caminhos. É uma forma de deixar as placas de revestimento bem visíveis, permitindo um caminhar seguro pelo jardim, além de dar destaque às diferentes espécies de plantas.
3. Jardim com pedras em empreendimento comercial
É possível criar um jardim com pedras e vegetação para valorizar as fachadas de edifícios comerciais. Aqui, para dar continuidade à atmosfera natural, foi utilizado um porcelanato que reproduz madeira no acesso à edificação.
4. Área externa com espaço para descanso e contemplação
Tons claros e neutros marcam este projeto de paisagismo. Com revestimento que reproduz madeira, foi possível trazer uma linguagem sustentável, combinando com as pedras naturais que compõem os canteiros do jardim.
5. Jardim com pedras na fachada da casa
O paisagismo é capaz de atrair as pessoas para os espaços. Além disso, traz uma linguagem estética para as edificações e aumenta o valor de mercado delas. Manter um aspecto natural nas áreas externas, integrando área verde, pedras naturais e revestimentos, faz toda diferença no projeto paisagístico.
Para criar ambientes harmônicos e seguros, é preciso conhecer as características dos diferentes tipos de pedras e revestimentos. Quer conferir mais inspirações para áreas externas? Acesse o Archtrends e confira as nossas galerias de projetos!