Há dias em que não há nada mais prazeroso do que receber a família e os amigos em casa e recepciona-los com um belo jantar feito por nós. Ou mesmo se a ceia for a dois, é ótimo poder cozinhar junto com a pessoa amada ou planejar cada prato especialmente para ela. Nessas ocasiões é sempre interessante oferecer um jantar diferente a fim de sair do trivial do dia a dia. Portanto, que tal um jantar árabe para impressionar?
Fonte: Pexels
O jantar árabe é daqueles tipos de refeições que não são tão difíceis de preparar e que, ainda, conseguem agradar aos mais variados paladares. O Westwing traz todas as dicas para que você faça desse momento inesquecível. Veja as nossas sugestões de pratos e decoração para que o seu jantar árabe seja impecável. Afinal, queremos que você e seus convidados tenham mil e uma noites inesquecíveis.
Compre agora com até 70% off:
Jantar Árabe: o que Não Pode Faltar
Na hora de começar o planejamento de um jantar árabe, alguns itens aparecem logo no topo da lista. Alguns deles são:
- Pão Sírio
- Homus
- Coalhada Seca
- Hortelã
- Carne Moída
- Grão de Bico
Com a carne moída, por exemplo, você pode fazer quibe assado e/ou cru. Agora, se o cardápio for destinado a vegetarianos, vale fazer uma variação e cozinhar um quibe de grão de bico. A hortelã serve para dar aquele gostinho especial nesse tipo de receita.
O pão sírio, o homus e a coalhada seca são ótimas opções para servir de entrada no seu jantar árabe. Distribua as duas pastas em pequenos recipientes junto com uma espátula para serem espalhadas no pão. Se for receber muitos convidados, coloque ao longo da mesa mais de uma combinação como essa, a fim de que todos se sirvam com comodidade e praticidade.
Uma receita típica da culinária árabe é o tabule, uma salada que pode ser servida tanto na entrada como acompanhamento do prato principal. Por ser refrescante, muitas pessoas a preparam no verão, mesmo que a ocasião não seja a de um jantar árabe. Veja como é fácil preparar um tabule:
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de trigo para quibe
- ½ xícara (chá) de cheiro verde picado
- 2 tomates picados e sem sementes
- 2 pepinos descascados e sem sementes
- 1 cebola picada
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- ¼ xícara (chá) de hortelã picado
- Suco de 1 limão
- Sal a gosto
Para preparar é simples: Deixe o trigo de molho em um recipiente com 1 litro de água durante uma hora. Depois, escorra-o, retire o excesso de água, coloque-o em uma tigela e misture-o com todos os outros ingredientes.
Jantar Árabe: Como Decorar?
Não basta acertar na comida, é preciso acertar também na decoração do jantar árabe, tornando-o ainda mais típico e completo.
Ele não precisa acontecer só na sala de jantar. Se você tiver uma mesa mais baixa em outro ambiente, coloque ao redor dela grandes almofadas e deixe os convidados se sentirem bem acomodados. Você pode servi-los com um chá da culinária árabe, como o de flor de hibisco. Além disso, um clima todo especial pode ser criado em seu jantar árabe com músicas típicas da região. Dê preferência para as instrumentais.
Antes de servir a refeição, vale a pena acender um incenso para perfumar o ambiente e renovar suas energias. Opte por um perfume suave. Os incensos de laranja e limão, por exemplo, ajudam a estimular o apetite para o seu jantar árabe.
O jantar árabe é uma maneira fácil, saborosa e encantadora de receber os familiares e amigos. Siga as dicas do Westwing e bom apetite!