O jantar à luz de velas não é uma condição extinta no cardápio do romantismo. Trata-se, apenas, de um gesto que caiu em desuso pela inversão de valores que se propôs na sociedade, de poucas décadas atrás até o momento apressado em que vivemos. Reavivar esse ato tão desapressado é, acima de tudo, deixar a afobação do tempo para lá, enquanto o relativismo faz companhia, à mesa, mostrando o quanto os bons momentos, por mais longos que sejam, podem passar rápido demais.
Por isso, o Westwing buscou na raiz do jantar à luz de velas as dicas fundamentais para que essa arte tão romântica não se perca nas nostalgias que embargam o âmago. Confira, conosco, como realizar um jantar inesquecível e inteiramente planejado, da decoração ao cardápio, e veja como o bom e velho jantar à luz de velas pode ser uma prática, econômica e memorável experiência!
Compre agora com até 70% off:
Os Preparativos para um Jantar Especial
O jantar romântico é a base de sustentação para um relacionamento pronto a se aprofundar nas minúcias da intimidade. Por conta disso, sempre que idealizado, o jantar à luz de velas deve ser tão perfeito quanto o relacionamento e apetite que vai iluminar de forma tão íntima e focalizada.
Dessa forma, o jantar à luz de velas deve ser uma mistura equilibrada entre iluminação, requinte decorativo e charme nos menores detalhes – tudo para criar uma atmosfera pensada nos suspiros apaixonados que exalam a cada garfada.
Dicas para Realizar um Jantar Romântico
Para que o sucesso do jantar à luz de velas não seja questionado, separamos algumas dicas, logo a seguir, com o objetivo de não deixar que o romantismo fuja pela janela na primeira oportunidade. Confira!
• As velas, que protagonizam muito da luz ambiente, podem compor a mesa, mas, também, com elegância por todo o ambiente.
• Adote as cores tão afamadas do romantismo, como o vermelho, por exemplo, e utilize-o com harmonia para compor a decoração do local.
• Até a toalha de mesa deve ser pensada com antecedência. Escolha um tecido ou estampa diferentes, que chamem a atenção pela originalidade.
• Taças, talheres e louças que passam mais tempo nos armários do que nas mesas podem ter encontrado a ocasião ideal para aparecer, nesse jantar especial.
• Crie um adereço exclusivo para cada prato, como uma espécie de lembrança que remeta à rotina do novo casal – ou mesmo dos casais veteranos, já.
• Flores podem fazer bonito, à mesa, ou em arranjos próximos, para dar mais requinte e sofisticação à decoração.
• Como a memória olfativa é uma das mais confiáveis, aposte em velas aromáticas ou incensos – mas nada em excesso – para que esse particular aroma sempre remeta à ocasião.
• Mesas grandes demais esfriam o momento caloroso do casal.
Ocasiões para um Jantar à Luz de Velas
Embora muitos associem o jantar à luz de velas somente às primeiras semanas e meses de relacionamento – cuja lenda ainda ecoa como se fossem os meses mais mágicos –, esse singelo gesto romanticamente gastronômico pode ser resgatado e praticado habitualmente em casais que já dividem mais anos juntos do que separados.
Por isso, ao pensar em um jantar especial, faça-o com em conjunto com a pessoa que faz o seu coração acelerar. O principal, para um jantar à luz de velas, é a disposição para fazer com que ele dê certo. Inspire-se nos detalhes, nos clichês e aposte nas tendências. Mas, acima de tudo, invista no que funciona para o casal.
Inspire-se nas dicas do Westwing e deixe aflorar todo o romantismo que permeia os aromas, sabores e romances de um jantar à luz de velas!