No universo do artista Isamu Noguchi tudo, tudo era escultura. Qualquer material, qualquer ideia nascida dentro de um espaço era considerada escultura. Reconhecido como um dos maiores expoentes da escultura moderna, o talento de Isamu Noguchi extrapolou os limites do trabalho tridimensional. Tal qual os grandes gênios da arte, seu trabalho atravessou linguagens e se estabeleceu como um discurso em si submetido de maneira quase exclusiva aos ditames da criatividade.
Sensibilidade, inteligência, técnica e visão de mundo peculiar são os pilares do trabalho do artista nipo-americano Isamu Noguchi. Criador de peças icônicas e trabalhos que fascinaram o mundo, Noguchi viveu para e pela sua arte. Sua obra, assim como sua origem, unia Oriente e Ocidente de maneira única em torno de um só conceito: função e estética, assim, inseparáveis. O Westwing conta um pouco mais sobre a vida, legado e obra de Isamu Noguchi para te inspirar.
Compre agora com até 70% off:
Isamu Noguchi: Biografia
O designer e escultor Isamu Noguchi nasceu em Los Angeles, Califórnia, no ano de 1904, filho de uma escritora americana e um poeta japonês. Mudou-se para Tóquio em companhia da mãe aos dois anos de idade. Aos 13 anos voltou para os Estados Unidos para iniciar seus estudos em Indiana. Internacionalista por nascimento e vocação, a trajetória do artista passa ainda por estadias no México, Itália e China, além de um extensivo currículo de viagens realizadas por conta do seu trabalho. O artista faleceu em 1986, após mais de seis décadas de um trabalho contínuo que atravessou diversas linguagens.
A Obra de Isamu Noguchi
A criação de Isamu Noguchi se baseia no trabalho abstrato largamente realizado em pedra e baseado em formas orgânicas e geométricas. Inspirado pela arte tradicional japonesa e pelo surrealismo, Noguchi tornou-se conhecido internacionalmente devido ao seu trabalho artístico em mobiliário e arquitetura urbana. Seu objetivo maior era criar e fortalecer e valorizar os espaços públicos através da escultura. Devido ao seu direcionamento artístico único e valor estético e histórico da sua obra, Isamu Noguchi é considerado uma figura central no mundo da arte, arquitetura e design pós-guerra.
O Legado de Isamu Noguchi
O trabalho de Isamu Noguchi passou a ser reconhecido a partir de 1938, quando o artista completou a criação de uma escultura simbolizando a liberdade da imprensa instalada no Rockfeller Center, em Nova Iorque. Era o primeiro dos numerosos trabalhos públicos realizados e celebrados em todo o mundo. O seu legado inclui praças, jardins e fontes que refletem sua crença no impacto e simbolismo social da escultura. Isamu Noguchi também deixou sua marca no universo do design de mobiliário com a criação da icônica mesa de centro Noguchi, originalmente concebida em 1944. O design simples e minimalista da mesa consiste de três elementos básicos: um tampo de vidro, sustentado por duas argolas de madeira interligadas. A mesa de centro de Isamu Noguchi é considerada um exemplo da extraordinária harmonia entre forma e função. O trabalho do artista pode ser apreciado em museus espalhados pelos quatro cantos do mundo e no Noguchi Art Museum, localizado em Long Island, Nova Iorque.
Continue navegando pelo Westwing para se inspirar com o que há de melhor no universo da decoração e design de interiores.