Conforto e personalidade é o que todo mundo busca ter em uma casa ou apartamento. E os momentos com a família, amigos e até mesmo sozinhos ficam muito mais aconchegantes quando se tem uma iluminação ideal em cada cômodo.
Lustre, luminárias, arandelas e abajures são itens que podem trazer a iluminação ideal para a sua sala. Fonte: Freepik
Lustre, luminárias, arandelas e abajures são itens de iluminação que ajudam a harmonizar e trazer praticidade para o dia a dia. Mas como saber e escolher a iluminação ideal, especialmente para a sala - um dos lugares onde mais passamos o nosso tempo?
Compre agora com até 70% off:
É o que vamos mostrar neste conteúdo. Acompanhe a leitura!
Iluminação na sala
Seja na de estar, jantar ou TV, são nesses ambientes que aproveitamos para descansar, receber amigos e familiares, por isso a iluminação ideal é a que traz aconchego. Aqui, é possível usar a criatividade e combinar diferentes fontes de luz direta ou indireta. Além disso, é possível brincar com os tipos e cores de luzes!
Tipos de iluminação de sala
Antes de escolher a iluminação ideal para a sua sala é preciso conhecer quais os tipos existem e qual melhor se encaixa ao seu espaço e ao que você precisa:
Iluminação direta
A iluminação direta é indicada para quem quer redirecionar a luz para um ponto específico, ou seja, ela pode ser instalada como um pendente em cima de uma mesa de jantar, como um trilho no teto com spots, que podem ser direcionados para determinado ponto na parede ou chão, uma luminária de piso ou de mesa.
Iluminação indireta
Na iluminação indireta, como o próprio nome já diz, a luz não é o foco principal, ou seja, a iluminação ocorre pelo reflexo da luz que bate em uma superfície. Isso é possível com a instalação de lustres no teto ou até mesmo arandelas na parede. Uma dica é que se essa for a única iluminação da sua sala, pinte as paredes com cores claras, pois assim a luz irá refletir de maneira agradável.
Iluminação difusa
A iluminação difusa é indicada para espaços onde se quer criar uma atmosfera mais intimista e confortável, como nas salas de TV. Isso é possível com o uso de abajures com cúpulas ou lustres embutidos – aqueles que escondem das lâmpadas ou que possuem um filtro para amenizar a intensidade da luz.
Iluminação de destaque
A iluminação de destaque é feita com a luz direta, mas ao contrário da iluminação direta, ela é focada em um único objeto. Esse tipo de iluminação, geralmente, é usado em jardins, mas também fica ótimo na sala para destacar um quadro ou algum objeto de arte. A dica é usar a iluminação de destaque para evidenciar seus objetos preferidos da sala!
Iluminação linear
A iluminação linear é um cordão iluminado que pode ser usado na mobília, embutido no forro ou na parede… são as famosas luzes de led. Ela pode ser instalada de maneira distribuída, trazendo uma decoração moderna e, ao mesmo tempo, aconchegante.
Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de iluminação, vamos descobrir como escolher a ideal!
4 dicas para escolher a iluminação de sala
Para uma sala ficar bem iluminada e aconchegante existem diversas opções de iluminações diferentes que você pode escolher.
E para te ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas e ideias que podem deixar sua sala mais bonita e personalizada. Confira!
Invista em dimmers
Os dimmers são reguladores da intensidade da luz. Ao usar eles na sua iluminação é possível ter uma sala mais funcional e acolhedora, já que conseguimos regular a intensidade da iluminação.
Ao instalar dimmers na sala de TV é possível diminuir a intensidade da luz quando for assistir a um filme, por exemplo. Com ele é possível ajustar a iluminação de acordo com a sua necessidade do momento.
Aposte na iluminação natural
Uma sala bem iluminada não precisa depender somente de iluminação artificial, como a de lustres e abajures; se há portas e janelas no ambiente, é possível apostar e valorizar a iluminação natural!
Mas é necessário lembrar que esse tipo de iluminação também pode, e precisa, ser controlada. Não é confortável bater-papo com os amigos com o sol batendo no rosto das pessoas, não é mesmo?
Para isso, é possível investir em cortinas e persianas, que além de diminuir a incidência de luz, ainda deixam a sala mais bonita e aconchegante.
Escolha várias iluminações
Não importa se a sua sala é pequena ou grande, a iluminação deve ser planejada para ser funcional e aconchegante, bem como trazer um projeto de interior bonito. Por conta disso é importante saber quando apostar na iluminação direta ou indireta para ter uma sala bem iluminada.
É possível usar lustres de teto para iluminar o espaço, mas você também pode usar sancas de gesso com iluminação embutida, arandelas na parede ou abajures. E para qualquer uma dessas instalações, você pode contar com os eletricistas do GetNinjas para te ajudar!
Olhe para os detalhes
Ao investir na iluminação ideal da sala considere também a decoração do ambiente. Sua sala tem móveis mais modernos ou clássicos? Qual o revestimento do sofá? Esses itens podem te ajudar a escolher os melhores lustres e arandelas, por exemplo. Atente-se também ao tamanho do ambiente para não comprar nada muito grande ou pequeno demais.
Conte com um especialista para ter uma iluminação ideal
Ao pensar na iluminação da sua sala é preciso pensar em diversos fatores, como você pode acompanhar ao longo deste conteúdo. Ter um ambiente bem iluminado é fundamental para ter conforto e praticidade no dia a dia.
E para não ter preocupações ao fazer o projeto de iluminação, bem como a instalação dos lustres, arandelas e luminárias, conte sempre com a ajuda de um arquiteto, designer de interiores ou até mesmo um eletricista especializado em instalações. Para facilitar, você encontra esses e outros vários profissionais no aplicativo do GetNinjas, que oferece mais de 500 tipos de serviços perto de você.
Esperamos que você tenha gostado das dicas para ter uma iluminação ideal na sua sala e que elas te ajudem a colocar o seu projeto em prática!