Guia prático: a ciência básica das cores para escolher o tapete certo para seu ambiente

As cores influenciam o humor, refletem nossa personalidade e são a assinatura que garante identidade e originalidade a um projeto de interiores. Mas, sair do óbvio não é trivial, concorda? Misturas inesperadas como amarelo e turquesa, por exemplo, funcionam muito bem nos editoriais de arquitetura.

Guia prático: a ciência básica das cores para escolher o tapete certo para seu ambiente | westwing.com.br

Um guia de como escolher a cor de tapetes para sala e quarto. Fonte: Pinterest

Mas como acertar com precisão o tom dentro de casa? Uma escolha equivocada de cores pode diminuir o tamanho do seu espaço, provocar cansaço visual ao longo do tempo e engessar o projeto para futuras adições de novas peças.

Compre agora com até 70% off:

Um guia de como escolher a cor de tapetes para sala e quarto. Aprenda a ciência básica das cores e inspire-se com as nossas sugestões de tapetes mais adequados para cada ambiente.

Círculo Cromático. Fonte Pinterest

Círculo Cromático

O ponto de partida para entender o mecanismo das cores é o círculo cromático. Representado pela primeira vez em 1666 por Isaac Newton, o mecanismo é uma representação das cores percebidas pelo olho humano.

Cores primárias:

Azul ciano, vermelho e amarelo. Fonte: Divulgação Hometeka

Cores secundárias:

Violete, laranja e verde. Fonte: Divulgação Hometeka

Cores terciárias:

Amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, azul arroxeado, azul esverdeado, vermelho arroxeado e vermelho alaranjado. Fonte: Divulgação Hometeka

Harmonia

Na hora de escolher uma combinação de cores para decorar, é preciso ter em mente os diferentes tipos de harmonização que as cores podem estabelecer entre si.

Fonte: Divulgação Hometeka

Monocromia

Apenas uma cor, que pode estar em diferentes tons, também conhecida como tom sobre tom.

Fonte: Divulgação Hometeka

Analogia

Cores que aparecem juntas em sequência no círculo cromático. Não há contrastes porque todas têm uma cor em comum.

Fonte: Divulgação Hometeka

Complementar

Também chamada de harmonia oposta, combina cores que ficam opostas na roda de cores mas se complementam.

Fonte: Divulgação Hometeka

Harmonia de 60°

São as cores que formam a figura de um triângulo no círculo. Escolhe-se uma cor, pula-se três e escolhe-se a próxima.

Fonte: Divulgação Hometeka

Harmonia de 90°

As cores formam o desenho de um quadrado. Escolhe-se uma cor, pula as duas seguintes e escolhe a próxima até completar o quadrado.

Fonte: Divulgação Hometeka

Harmonia de 120°

Usa-se uma cor do disco, pula-se a seguinte e pega-se a próxima, até formar o desenho de um hexágono no círculo.

Lançamento da linha Tapetes por Hometeka. Divulgação Hometeka

Tamanho do espaço

Parece óbvio, mas na hora de escolher a cor do tapete para sala ou quarto, o primeiro passo é avaliar a área útil total do ambiente. Cores mais vibrantes, como o vermelho e o laranja, não devem ser utilizados em ambientes pequenos, pois dão a sensação de um lugar ainda menor.

A dica nesses casos é optar por tons mais neutros e deixar o colorido nos objetos menores da decoração, já que o tapete representa normalmente uma área significativa da percepção visual do espaço.

Amarelo e azul

O amarelo é um tom brilhante, leve e quente. O azul é menos chamativo aos olhos e está associado à ordem e tranquilidade. A combinação dessas duas cores primárias cria uma decoração equilibrada, em que o ambiente não fica visualmente muito quente ou muito frio.

Assim, uma combinação pop, mas equilibrada pode ser um tapete em tons de azul com uma parede em tons amarelados.

Os tons de azul aliados a tons de amarelo, que podem estar no piso ou na parede, evitam que o ambiente fique demasiadamente quente ou frio. Na foto o Nineties Stripes da Hometeka. Divulgação Hometeka

A variação entre laranja e azul também combina e gera o mesmo efeito de harmonia.

Violeta

Assim como o azul, o violeta é um tom que funciona muito bem com ele mesmo. É possível decorar com paredes e objetos em diferentes tons de violeta sem deixar o ambiente monótono ou fechado demais. No exemplo abaixo o tapete Kilim Agra Super Lã da Hometeka tem o violeta diluído na trama com tons mais neutros.

Ele é feito com lã 100% natural da Nova Zelândia e por causa da qualidade da matéria-prima tem um toque muito suave, ideal para estar ao lado da cama e começar o dia pisando em uma textura delicada.

Violeta diluído na trama com tons neutros no tapete de lã natural Kilim Agra da Hometeka. Divulgação Hometeka

Cinza e amarelo

Por ser próximo do branco e do preto, o cinza acaba se tornando uma cor neutra e coringa quando há dúvidas na hora de combinar. O amarelo, tom mais aberto e claro, fica com o papel de deixar o ambiente atrativo e compensa o ar mais reservado conferido pelo cinza.

Tapete Klim geométrico Raipur da Hometeka em lã natural na cor cinza. Divulgação Hometeka

3 cores

Utilizando o conceito da harmonia de 60°, é possível decorar um ambiente inteiro utilizando azul, marrom e laranja. Apesar de serem bastante distintas, essas cores funcionam bem juntas porque estimulam a visão de maneiras diferentes. Compense entre tonalidades mais claras e escuras e a decoração fica elegante e diferente.

Tapete Kilim em três tons unindo variações quentes de vermelho e laranja com o branco neutro. Divulgação Hometeka

Apesar de parecidas, essas cores se destacam quando usadas juntas na decoração. Por serem análogas no disco cromático, elas não se contrastam, mas se complementam e geram sensação de harmonia, tranquilidade e delicadeza no espaço em que são aplicadas.

Curtiu as dicas?

Então não perca a linha de tapetes Hometeka.