Floreiras suspensas: aprenda como decorar com a floreira

Elas dão um charme para varandas, áreas de serviço, sacadas... A floreira é um item indispensável na decoração de ambientes externos e, por serem muito versáteis, podem ser de chão ou fixadas na parede.  As chamadas floreiras suspensas são excelentes alternativas para quem dispõe de pouco espaço ou deseja enfeitar um ambiente com lindas flores e arranjos. Elas podem ser de plástico, cerâmica, concreto ou até confeccionadas por você mesmo, com materiais recicláveis.

Floreiras suspensas: aprenda como decorar com a floreira | westwing.com.br

Você pode combinar diversos tipos de plantas com as floreiras suspensas. Fonte: Unsplash

O charme da floreira está nos detalhes e na inspiração que ela traz a qualquer ambiente. Dependendo da planta que você escolher será necessário instalá-las em um local com muita ou pouca incidência solar, primeiramente.  Além disso, você precisará se atentar a outros detalhes para ter lindas floreiras suspensas na sua casa. Com as dicas do Westwing você faz bonito na decoração e capricha na instalação e manutenção de suas floreiras suspensas. Vem com a gente!

Compre agora com até 70% off:

Floreira: + dicas de inspiração com 3 tipos 

A floreira permite transformar qualquer ambiente em um lindo jardim. Fonte Unsplash

Você já se pegou sonhando com uma casa cheia de verde, mas não sabe como trazer a natureza para dentro do seu lar? Então, prepare-se para descobrir o segredo: a floreira! As floreiras suspensas são acessórios versáteis e podem transformar qualquer espaço. 

Floreira de madeira: charme e rusticidade 

Se você é apaixonado pelo estilo rústico, a floreira de madeira é a escolha perfeita para você. Além de proporcionar um toque de natureza, ela adiciona um charme único a qualquer ambiente. Confira dicas de uso:

  • Durabilidade: as floreiras de madeira são conhecidas por sua durabilidade e resistência, tornando-as ideais para uso interno e externo.
  • Versatilidade: Elas se adaptam facilmente a diferentes estilos de decoração, desde o rústico até o moderno.
  • Manutenção: Para garantir a longevidade dela, lembre-se de aplicar verniz ou selante regularmente e evitar o acúmulo de água em seu interior.

Floreira de parede: o espaço vertical 

Para otimizar o espaço em ambientes compactos, a floreira de parede é a solução perfeita! Ela adiciona um toque de verde em locais em que o espaço é escasso, transformando paredes sem graça em verdadeiras obras de arte. Veja algumas vantagens:

  • Economia de espaço: ideal para apartamentos e espaços pequenos.
  • Criação de ambientes: use-as para criar divisórias naturais em ambientes integrados ou como destaque em uma parede vazia.
  • Variedade de plantas: explore diferentes tipos de plantas, como suculentas, ervas aromáticas e plantas pendentes.

Floreira de chão: decore com elegância 

Quer criar um ponto focal em seu jardim ou varanda? A floreira de chão é a escolha ideal para quem deseja adicionar um toque de elegância e sofisticação às áreas externas:

  • Destaque paisagístico: use a floreira para criar composições paisagísticas impressionantes, destacando suas plantas favoritas.
  • Mobilidade: ao contrário da floreira fixa, a floreira de chão pode ser facilmente movimentada, permitindo que você altere a disposição das plantas conforme desejar.

Floreiras: conheças os tipos de floreiras suspensas

Há diversos tipos de floreiras suspensas, que se adequam a necessidades e espaços específicos. Confira, a seguir, os tipos de floreira e escolha a que mais combina com você:

  • Alvenaria: as floreiras suspensas de alvenaria podem ser projetadas e construídas no tamanho, formato e textura desejados. É imprescindível que se pense na drenagem e na impermeabilização delas ao fazer o projeto;
  • Barro ou cerâmica: mais pesadas e frágeis, as floreiras suspensas feitas desses materiais secam mais rapidamente em climas muito quentes, o que faz com que as regas precisem ser mais frequentes. Por outro lado, possuem ótima ventilação e drenagem de água;
  • Concreto: mais duradouras, elas são feitas de concreto e são mais pesadas, com baixa mobilidade;
  • Madeira: essas são ideais para dar um aspecto mais natural e rústico aos jardins e são fáceis de construir. As floreiras suspensas  têm o inconveniente de exigirem mais manutenção, pois são mais suscetíveis às mudanças climáticas e ao ataque de insetos, como os cupins;
  • Plástico: essas floreiras suspensas são encontradas em diversas cores, formatos e tamanhos e têm sido muito utilizadas pela praticidade e leveza. O ponto negativo é o fato que elas desbotam com o sol.

Experimente diferentes modelos e composições para criar um ambiente que reflita sua essência e paixão pela natureza. Afinal, a vida é muito mais bonita com um toque de verde ao nosso redor!

Floreiras suspensas: escolha o local adequado

Antes de escolher os tipos de floreiras suspensas para instalar, você deve pensar na incidência de sol nesse local, depois escolher o material da floreira e as espécies que serão plantadas. 

Uma dica é seguir os pontos cardeais. Evite colocar plantas de meia sombra ou sombra em jardineiras com orientação Norte e Oeste, pois as folhas serão sensíveis ao sol mais forte. 

Já em floreira com orientação Sul, as variedades de sol pleno serão afetadas pelas sombras e haverá menor quantidade de botões, que podem não abrir. Para Leste, observe o quanto de luz solar incide diretamente até o meio-dia, já que as mudas com folhagens sensíveis, como Begônias, poderão apresentar queimaduras.

Com essas dicas e ideias criativas, você está pronto para transformar seu espaço com estilo e personalidade, adicionando o encanto natural da floreira. Veja nosso vídeo de como decorar uma varanda:

Floreiras suspensas: como prepará-las

Antes de plantar em suas floreiras suspensas você deve forrá-las com musgo esfagno ou polietileno. Para uma retenção mais bem sucedida e redução de necessidade de água em floreira grande, combine os forros de musgo esfagno e de polietileno (o polietileno fica sobre o musgo, com pequenos buracos feitos nele). 

Depois, selecione plantas fortes e que cresçam apropriadamente nas floreiras. As melhores plantas para se usar em floreiras suspensas são as estabilizadas – que já estejam florescendo ou estejam perto desse ponto. Algumas dicas de plantas ideais para floreiras suspensas:

  • Lobélias
  • Gypsophila
  • Flor de chagas
  • Gerânios
  • Verbenas
  • Fúcsias 
  • Begônias
  • Amor-Perfeito
  • Primaveras. 

Investir no cultivo dessas plantas deixará sua casa ainda mais linda, aconchegante e charmosa. Vale a pena!

Westwing: bem mais que uma loja de decoração

Gostou das dicas de floreira, mas ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada e receber os amigos com muita elegância!

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing.

É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!