Tendência em projetos luminotécnicos atuais e uma maneira útil e eficaz de contribuir com o meio ambiente, as lâmpadas de LED são opções de iluminação mais econômicas, não emitem tanto calor quanto outros tipos de lâmpada, oferecem diferentes efeitos e contribuem com um décor mais moderno. Com elas é possível, inclusive, criar cenários belos e originais quando presentes, por exemplo, na chamada fita de LED, forma versátil de decorar e garantir uma iluminação criativa.
Vista com bons olhos por designers, arquitetos e apaixonados por casa e decoração, a fita de LED tem sido cada vez mais aplicada em projetos construtivos de áreas internas e externas, tanto de casas quanto de apartamentos, já que se adéquam a qualquer estilo e são excelentes opções aos moradores que desejam ter um espaço personalizado. Aqui no Westwing, inspirações não faltam para o uso da fita de LED. Acompanhe, a seguir, nosso especial!
Compre agora com até 70% off:
Atributos de uma Fita de LED?
Uma das formas mais fáceis, dinâmicas e inovadoras de decorar atualmente a partir da iluminação, a fita de LED é super flexível e conta com autoadesivo, o que a faz ser perfeita para aplicações em superfícies mais estreitas, móveis e estruturas lineares. Outra vantagem da fita de LED está no fato de poder ser aplicada pelo próprio morador, pois não requer tanta prática.
No entanto, antes de comprar e usar a fita de LED, é importante saber que existem modelos de diferentes voltagens, dimensões e cores. As primeiras variam entre 220 V, 110 V, 12 V, 24 V e bivolt; já o comprimento da fita de LED vai de um a cinco metros, podendo variar na quantidade de LEDs, porém, o corte da fita deve ser feito por módulos e não por metros.
Quanto às cores, as fitas de LED podem ser brancas ou transparentes, enquanto a luz (temperatura da cor) reflete nuances variadas de branca intensa, branca neutra, amarelada, âmbar e RGB – vermelho, verde e azul que, quando combinados, são capazes de formar outra infinita gama de tonalidades.
Fita de LED Vermelha
Uma versão inovadora das luzinhas natalinas virou febre para decorar ambientes. A fita de LED vermelha dá um toque especial ao seu projeto com um ar criativo e moderno. É possível encontrar vários tipos de LED no mercado – no entanto, a fita de LED vermelha é a opção mais prática para fazer uma decoração diferente. Você facilmente consegue ajustar o tamanho com a ajuda de uma tesoura e instalar em qualquer ambiente. Tudo isso sem fios aparentes nem precisar contratar um especialista. É muito mais praticidade.
Por ser colorida a fita de LED vermelha pode causar certa insegurança, mas aqui você vai ver como é possível usar cores na iluminação da casa. O local em que a fita de LED vermelha é muito utilizada é nas sancas – vão entre o teto e as paredes da casa. Mas, também é possível inovar e utilizar em outros cantos, principalmente com esta cor.
Como Usar a Fita de LED Vermelha
São diversos os pontos da casa em que a fita de LED vermelha se destaca e ainda auxilia na decoração. Se você está se acostumando com lâmpadas coloridas, a dica é optar pelas fitas de LED que você pode trocar a cor com um único toque no botão. Assim, você vai incluindo cores na casa aos poucos.
O teto é o local onde mais pensamos em colocar iluminação. mas no caso da fita de LED vermelha, ela pode estar em outros locais – a começar pela cozinha. Faça um caminho luminoso contornando a bancada de preparo de alimentos para criar um ar receptivo. Passando pela sala a fita de LED vermelha será uma iniciativa para fazer aquele canto do cinema. Deixe a iluminação mais afastada da televisão e crie espaços – uma dica ideal para transformar um cômodo em dois. Porque não usar a fita de LED vermelha como divisória?
Mas além das áreas facilmente visíveis vale usar este recurso para iluminar gavetas e armários do closet, o que permita encontrar suas roupas e acessórios com mais cuidado. Para as áreas externas, a fita de LED vermelha serve para a varanda, que ganha um ar sofisticado e alegre com esta combinação.
Como Instalar a Fita de LED?
- A fita de LED requer cuidados especiais na instalação. Para tal, alguns procedimentos e, principalmente, materiais, são necessários, dentre eles: driver de alimentação compatível com a configuração da fita LED (serve para estabilizar e corrigir a tensão que chega da rede elétrica), chave de fenda e bornes.
- Não se pode usar apenas um driver para duas fitas, nem ligá-lo diretamente na rede. A tensão e potência do driver variam de acordo com o tamanho da fita de LED: se esta tem 60 LEDs por metro, por exemplo, o driver terá 24 W de potência e 12 V, mas se a fita tiver 120 LEDs por metro, a potência e tensão do driver deverão dobrar.
- Para instalar a fita LED basta desligar a rede elétrica, conectar seu fio e o do driver no borne de forma a ficar positivo com positivo e negativo com negativo, prendê-los bem com a chave de fenda e repetir os passos com o outro borne na parte da rede elétrica.
A Fita de LED na Decoração
Um décor com iluminação LED fica elegante, moderno e suave. Para uma decoração composta por fita de LED, uma boa indicação é dispor do modelo branco neutro sob o cortineiro de gesso de uma sala de estar. Você também pode colar uma fita de LED amarela ao redor do espelho do banheiro ou uma branca intensa por toda a extensão de uma escada. Experimente, ainda, colocar uma fita de LED azul atrás da cabeceira da cama e veja o efeito tranquilo que ela dará ao ambiente!