Estilo Luís XVI

Para saber muito mais sobre decoração e fazer da sua casa uma verdadeira referência na decoração, conheça mais sobre o estilo Luís XVI.  Tal estilo Luís XVI nasceu em 1760, logo, antes deste rei realmente ascender ao trono francês. Portanto, nem sempre um estilo nasce somente com a nomeação de certo rei, ou mesmo morre assim que tal monarca falece. O estilo Luís XVI, assim como outros estilos, se desenvolve gradualmente com manifestações graduais de tendência.

Estilo Luís XVI | westwing.com.br

Fonte: Unsplash

Caso você pretenda tornar sua casa um local de aconchego, bom gosto e exuberância, o estilo Luís XVI é uma ótima pedida. O Westwing possui incríveis dicas para utilização do estilo Luis XVI em ambientes internos e externos da casa. Esteja com sua decoração sempre em sintonia com as principais tendências do momento e do mundo, já que produtos renomados, refinados e de qualidade comporão seu estilo Luís XVI. Inspire-se e saiba muito mais!

Compre agora com até 70% off:

Particularidades do estilo Luís XVI

Os móveis que você encontra neste estilo Luís XVI são, em suma, uma contravenção ao estilo anterior, uma reação ao que antes era tendência decorativa – e que sempre diz muito sobre o homem contemporâneo à época em que aparece. Neste ínterim, os móveis que compõem este movimento têm, como características comuns, a elegância e sobriedade, por exemplo. Os móveis deste estilo Luís XVI são de natureza clássica.
A paixão pela natureza de literatura e filosofia naturalistas, bem como influências do Iluminismo com Rousseau, Locke, Smith e Kant influenciou a cultura em nível de reforma de pensamento. Na arquitetura e decoração, por exemplo, com o estilo Luís XVI há móveis que possuem pernas, por sua vez, são em pontaletes com cubo em cima, em reação ao Rococó, em contrapartida ao luxo, aos prazeres e futilidades. Neste mesmo segmento, a estampas são mais discretas, os tecidos delicados e as cores suaves.
Sobre tecidos, os mais utilizados são brocados delicados, sedas e adamascados – estes com estampas também delicadas ou retratando cenas de época em pintura. A madeira é, como no movimento anterior, bastante utilizada na construção dos móveis. Porém no estilo Luís XVI, é pintada em cores claras e suaves, ou então ao natural em tonalidades médias ou claras. Detalhes em dourado são muito comuns, assim como o uso de pátina.
Desta forma, poltronas típicas do estilo Luís XVI, por exemplo, possuem um casamento harmonioso entre linhas retas e curvas. Outro tipo de poltrona, chamada Medalhão – que possui o encosto oval – se do estilo Luís XVI, provavelmente apresentará um gosto pela curva com referências geometrizadas, com entalhes florais discretos e sem qualquer rebuscamento em comparação ao estilo Luís XV, por exemplo.

Panorama histórico do estilo Luís XVI

É preciso ter em mente que o estilo Luís XVI não se trata da mesma retomada do Clássico pelo Renascimento. Este movimento surge no final do século XVIII e abrange a arquitetura, pintura, artes plásticas.
Um acontecimento que foi muito importante para esta retomada ao Clássico com o estilo Luís XVI foram as escavações das cidades italianas de Herculano e Pompeia, fazendo com que se alumiasse a antiguidade e referências a ela, ainda que contemporâneas ao movimento. No estilo Luís XVI, então, os ornatos usados eram de ordem clássica, referenciando o que é de ordem sentimental e, ao mesmo tempo, naturalista.
Logo, em todo este ínterim e complexidade moderada a qual o estilo Luís XVI veio, foi a impossibilidade de se criar um novo movimento, isto é, uma revolução de cunho artístico tão completo quanto foi a Revolução Francesa que conferiu mudanças na política, na filosofia e no social. Desta forma que os artistas e decoradores mostraram sua lealdade ao novo regime e adequaram o estilo novo, removendo todos os vestígios que lembrasse a monarquia. Isto é para inspiração, isto é estilo Luís XVI.