São vários os modelos de ferramentas que encontramos no mercado, inclusive alguns que são melhor utilizados por profissionais ou pessoas com mais experiência. A esmerilhadeira é uma delas, sendo mais usada na indústria e em oficinas de reformas de lataria em geral. Ela é utilizada para lixar e cortar peças e estruturas metálicas, além de dar acabamento, sendo ideal para serviços pesados, mas há quem a adquira ainda como hobby, devido a sua praticidade.
Fonte: Pexels
Também conhecida como rebarbadora ou esmeriladora, a esmerilhadeira é um sonho de consumo para pessoas apaixonadas por ferramentas, e pode ser aplicada em artigos que vão além do metal, graças a sua potência, mas sempre, claro, com muita cautela. O Westwing te dá grandes dicas de presente para os amantes de reformas e do DIY (faça você mesmo). Confira como usar uma esmerilhadeira e os tipos que você pode encontrar no mercado aqui com a gente!
Compre agora com até 70% off:
Usando sua Esmelhadeira
A função de uma esmerilhadeira é cortar e lixar artigos em metal, para a criação de estruturas e suportes, mas devido a sua força ela também é utilizada em outros matérias pesados como madeira, marmoraria, cerâmica e pedras em geral, para decoração e mobiliário.
Em trabalhos mais leves, elas ainda podem dar acabamento sobre soldas, remover rebarbas de peças fundidas e limpar superfícies com tinta ou ferrugem. Siga sempre as instruções do fabricante de sua esmerilhadeira e evite utilizar o produto para fins não especificados no manual, pois isso pode causar danos à ferramenta e até acidentes.
Tipos de Máquina
Apesar de todas as esmerilhadeiras terem a mesma função, elas podem ser divididas em grupos diferentes dependendo do tipo de alimentação do equipamento. O modelo angular é mais utilizado, mas o à bateria e o pneumático tem cada vez mais adeptos.
Enquanto a angular é alimentada por conexão à rede elétrica, a esmerilhadeira à bateria é mais utilizada em ambientes onde não há este tipo de ligação, assim é mais usada por operadores de montagem e consertos a domicílio. Já as rebarbadoras pneumáticas, por precisarem de compressores de ar para seu funcionamento, são mais usadas em oficinas. Este último modelo é o que apresenta melhor produtividade, além de ser um boa opção para se economizar energia.
Atenção aos Detalhes
Por ser uma máquina de grande potência, a esmerilhadeira também é uma das ferramentas mais perigosas, por isso antes de utiliza-la é indicado passar por treinamento adequado. Aqui vão alguns conselhos para começar com o pé direito:
- Utilize sempre os EPI’s necessários, como capacete, máscara, protetor auditivo, óculos de segurança ou viseira, luvas antiaderentes e avental.
- Apenas use uma tomada com a voltagem requerida pelo equipamento.
- Utilize barreiras de proteção (como biombos) para evitar a projeção de partículas.
- Mantenha o artigo a ser cortado ou lixado fixo e siga as instruções do fabricante da esmerilhadeira.
Mesmo que você seja o proprietário da peça, nas primeiras utilizações peça ajuda de um profissional ou de um amigo mais experiente, para garantir o sucesso da operação.
As esmerilhadeiras realmente são muito práticas e valem o investimento. Seu disco, esmeril, desbasta e corta materiais resistente com enorme facilidade e contribuem para que você deixe sua casa mais perfeita a cada nova empreitada.