Cozinha Gourmet Pequena: 5 Dicas de Decoração

Elegante, a cozinha gourmet é um convite a uma reunião com familiares e amigos. Veja como montar a sua em espaços pequenos (Projeto: Portobello S.A.) Cada espaço de uma casa deve ser pensado com carinho. Quem mora em um imóvel menor, por exemplo, pode achar que não dá para fazer algo diferente. Mas você sabia que é possível criar uma cozinha gourmet pequena apenas com alguns detalhes?  

Cozinha Gourmet Pequena: 5 Dicas de Decoração | westwing.com.br

Com alguma atenção, bons materiais e muita criatividade, você pode morar em uma residência digna de capa de revista de decoração. Nesse sentido, veja as principais dicas para transformar o cômodo mais querido do lar! 

Compre agora com até 70% off:

Afinal, o que é uma cozinha gourmet?

o que é uma cozinha gourmet?

Detalhes na decoração transformam uma cozinha comum em uma gourmet (Projeto: STUDIOCASE LOARQ / Foto: Alessandro Gruetzmacher / CASACOR MS 2021)

Uma cozinha gourmet não se caracteriza pelo tamanho, mas por sua estética e funcionalidade. Ou seja, mesmo uma casa pequena pode contar com um ambiente do tipo.   

“Gourmet” se trata, originalmente, de uma culinária mais refinada. Quando levamos esse conceito à decoração, o que fica é a ideia de elegância.  

Por isso, você pode ter uma cozinha gourmet se investir em elementos clássicos, com cara de atemporais, mas que despertem aquela vontade de cozinhar e comer os melhores pratos que conhece! 

Como criar uma cozinha gourmet pequena?  

Agora, veja o que é necessário para ter um espaço desse tipo na sua casa. 

1. Integre ambientes 

ambientes integrados e cozinha gourmet pequena

A cozinha gourmet também pode se integrar com a parte externa da residência (Projeto: Portobello S.A.)

Para quem mora em um imóvel pequeno, tende a ser ainda mais simples ter uma cozinha gourmet, já que o ambiente é caracterizado pela integração. 

A graça de um espaço do tipo está na convivência. É um cômodo pensado para receber familiares e amigos, onde todos possam cozinhar e comer juntos. Por isso, o fácil acesso é essencial.  

Se possível, integre cozinha e sala. A separação entre os ambientes pode ficar por conta de penínsulas, ilhas, bancadas e outros móveis.

2. Capriche na paleta de cores  

cozinha gourmet pequena com paleta de cores de tons claros

A monocromia é uma forma simples de manter a elegância (Projeto: Portobello S.A.)

Cores neutras são as mais indicadas para uma cozinha gourmet pequena. Branco, cinza e bege são fáceis de combinar, além de elegantes e atemporais.  

Você também pode utilizar detalhes em madeira e mármore, que são neutros e dão um aspecto natural ao ambiente.   

3. Use a iluminação para valorizar elementos

cozinha gourmet sofisticada

Uma iluminação interessante traz charme e pode até ampliar visualmente sua cozinha (Projeto: Adriana Fontana / Foto: Carolina Mossin)

Inovar com elegância é fundamental em uma cozinha gourmet pequena.  

Por exemplo, não dá para colocar um lustre enorme no local, mas isso não significa que o sistema de iluminação precisa ser sem graça.  

Luminárias são charmosas e dão a sensação de estar em um bistrô. Já a iluminação com LED é compacta e, por ser mais clara, dá a ilusão visual de amplitude.  

Veja algumas sugestões de iluminação para cozinha gourmet pequena:     

  • luminárias contrastantes: em uma cozinha de paleta neutra e clara, por exemplo, itens desse tipo em uma cor forte vão roubar toda a atenção;  
  • iluminação direcionada: luminárias em trilhos apontando para diferentes direções deixam sua cozinha com cara de cenário de televisão;  
  • DIY: use garrafas vazias com o fundo recortado como luminárias. Você pode complementar com outras de iluminação direta; 
  • detalhes em LED: fitas em alguns vãos do armário e do balcão deixam os móveis mais charmosos. 

4. Preste atenção em móveis e eletros 

móveis e eletrodomésticos na cozinha gourmet pequena

A bancada de porcelanato pode ser personalizada com os eletrodomésticos de acordo com o projeto (Projeto: Quadriarq Arquitetura / Foto: Cristiano Bauce / CASACOR RS 2021)

A bancada é um dos móveis essenciais para uma cozinha gourmet pequena.  

Além da possibilidade de ser integrada ou até mesmo substituir a mesa, ela pode ser acompanhada por banquetas, para deixar o ambiente ainda mais charmoso.  

O móvel ainda pode ser revestido com porcelanato para acompanhar o piso e/ou a parede ou servir como um ponto de destaque. 

Outro item essencial para uma cozinha gourmet pequena é o armário. No entanto, devido ao espaço reduzido, pode ser difícil contar com um móvel grande.  

Dá para pensar em algumas soluções:   

  • armário de parede: ele aproveita um espaço que, em muitos casos, é subaproveitado. Por ser suspenso, não atrapalha a circulação e nem ocupa uma área importante;  
  • vertical: em vez da largura, o móvel conta com a altura para comportar tudo o que sua cozinha precisa;  
  • compacto: pode ser instalado embaixo da pia, otimizando ainda mais o espaço.  

Por fim, que tal contar com eletrodomésticos de menor porte, mas muito modernos? Considere opções como cooktop, forno, coifa e depurador, por exemplo.

5. Faça dos revestimentos seus aliados 

revestimento cerâmica na cozinha gourmet pequena

Versáteis e altamente resistentes, os revestimentos cerâmicos podem ir em pisos, paredes, no backsplash (foto acima) e até nos móveis, como as bancadas (Projeto: Portobello S.A)

Bons revestimentos são essenciais em uma cozinha gourmet pequena. Afinal, como a estética é muito importante nesse tipo de cômodo, eles precisam ser fáceis de limpar.  

Ao mesmo tempo, é preciso priorizar a segurança, já que esse é um ambiente onde se lida com uma quantidade considerável de líquidos.  

O porcelanato é a melhor escolha para uma cozinha gourmet pequena. Além de bonito e fácil de limpar, alguns modelos podem ser utilizados tanto em piso quanto em paredes.  

Dessa forma, o espaço oferece uma ilusão de continuidade, em que não se sabe onde se começa ou termina.  

Estilo  

Uma cozinha gourmet pequena precisa de planejamento. Antes de escolher seus porcelanatos, pense na atmosfera que deseja para o local.  

É uma decoração mais minimalista ou vintage? A paleta de cores adotada é neutra, monocromática ou vibrante?   

No piso  

Evite porcelanatos polidos, pois tendem a ser mais escorregadios que os demais, principalmente em ambientes úmidos.  

Dê preferência aos porcelanatos naturais (acetinados), que oferecem atrito e, consequentemente, segurança contra acidentes. 

Atualmente, os produtos que reproduzem madeiras, pedras e cimentícios são os que fazem mais sucesso para pisos.   

Na parede  

Para uma cozinha gourmet pequena, dê preferência a porcelanatos de cor clara, que trarão a sensação de amplitude. 

Com relação à estética, ladrilhos, mosaicos e até lastras que reproduzem materiais como madeira e mármore são válidas. Texturas também são muito bem-vindas. 

Em uma cozinha gourmet, o importante é priorizar a elegância, já que a intenção é que o espaço carregue uma beleza moderna e, ao mesmo tempo, atemporal.  

Backsplash  

O backsplash é um tipo de decoração com revestimentos pensada para locais que sofrem com respingos de água, óleo etc. 

Nessa tendência norte-americana de arquitetura, o porcelanato é colocado apenas atrás (back) da pia, bancada, fogão ou qualquer área que lance muitos respingos (splash).  

O backsplash pode se tornar um ponto focal no ambiente, seguindo padrões convencionais, como tijolinhos, ou formas criativas, como desenhos.  

Como você deve ter percebido, há uma infinidade de ideias que vão transformar a sua cozinha pequena em gourmet. 

Viu como é possível ter uma cozinha pequena e gourmet? Para mais dicas de arquitetura, design e decoração, visite o Archtrends!