Para acompanhar um bom prato da culinária japonesa, nada melhor que um generoso copo de saquê, seja ele quente ou frio. Feito basicamente de água, arroz e um fungo chamado koji, além de leveduras, o saquê, apesar de forte, tem agradado o paladar dos brasileiros e seu consumo cresce cerca de 30% ao ano por aqui. Mas quando o assunto é servir, qual será o copo para saquê mais adequado? Além disso, qual a maneira mais correta de consumi-lo de acordo com a cultura japonesa?
Fonte: iStock
Compre agora com até 70% off:
Consumido no Brasil geralmente em um recipiente de madeira ou plástico chamado de massu, o copo para saquê perfeito, na verdade, é um copinho de cerâmica e um pires com uma espécie de “pezinho”. Entenda qual é copo para saquê ideal e aprenda como servir a bebida mais tradicional do Japão com o Westwing! Kampai!
O VERDADEIRO COPO PARA SAQUÊ
O saquê, também conhecido por sake, acompanha o desenvolvimento histórico e gastronômico do Japão, então, como parte da tradição nipônica, carrega muitas simbologias em relação a como servi-lo. Os japoneses costumam depositar o saquê em um frasco pequeno de cerâmica, o tokkuri. Além dele, uma espécie de bule de chá também é usado, chamado de katakuchi. Desses frascos, o líquido é servido em copos pequenos, sem alça, conhecidos por choko, feitos de porcelana.
E O MASSU?
Quando vamos a um restaurante japonês, o copo para saquê geralmente utilizado é um pequeno recipiente de madeira ou plástico sem alças, chamado massu. Porém, o costume de servir saquê nesse tipo de copo é genuinamente brasileiro. No Japão, esses copos são usados apenas para cerimonias ou rituais, ou simplesmente para a contagem de arroz. No mais, a madeira pode prejudicar o sabor da bebida, tornando o massu ainda menos apropriado como copo para saquê.
OUTRAS OPÇÕES DE COPO PARA SAQUÊ
O saquê pode apresentar sabor e aroma específicos de acordo com cada fabricação, ou seja, não são todos iguais. Para garantir que a degustação da bebida seja feita da melhor forma possível, é importante prestar atenção em como e onde tomá-lo. Eliminando o massu, uma opção é servir a bebida em uma taça de cristal, onde tanto aroma quanto o sabor serão priorizados. Especialistas em saquê sugerem ainda um recipiente mais fechado para quando for tomado gelado; quando quente, a dica é tomá-lo em copos mais abertos. Ficar atento ao copo para saquê permite identificar as diferenças entre cada tipo de bebida, tornando sua degustação ainda mais agradável.
COMO SERVIR
Apesar de o saquê ser consumido geralmente gelado pelos brasileiros, no Japão é mais comum tomá-lo quente. E como podemos servi-lo dessa forma? Aqui vão algumas dicas:
- Aqueça o saquê em banho-maria;
- Coloque a bebida em todos os copos primeiro, depois no seu;
- Segure o copo lateralmente com uma mão, apoiando-o na palma da outra mão;
- Não tenha pressa: deguste devagar e com calma.
Agora é só aproveitar mais sabores e conteúdos com inspiração!