Móveis em compensado na decoração

Versátil, ecologicamente correto e com bom preço, o compensado pode (e deve) ser seu melhor amigo na hora de decorar

Móveis em compensado na decoração | westwing.com.br

Poltrona Pascal e mesa Hooke no projeto do Atelier Aberto Arquitetura. Fonte: Atelier Roberto Arquitetura

O compensado foi subestimado pela decoração durante muitos anos. No entanto, cada vez mais vemos o material aplicado em projetos de interiores e na construção de peças de mobiliário. Os resultados? Sempre encantadores!

Compre agora com até 70% off:

Resistentes (inclusive à umidade), os compensados não se limitam a nenhum ambiente. Eles aparecem em cozinhas e banheiros, por exemplo! De fácil manutenção e ecléticos, podem ser inseridos vários estilos de decor: do mais rústico ao mais contemporâneo.

Mas antes de falar mais sobre o material, a gente pergunta: você sabe como as lâminas de compensado são feitas? Se a resposta é não, a gente te conta: o que dá aquele visual de “camadas” ao compensado é a junção de várias placas finas de entalhe de madeira, que são unidas com resina. O resultado é um material tão elástico e tão resistente ao peso quanto a madeira maciça!

Zoom nas camadas do compensado do tampo da mesa lateral. Fonte: Divulgação Hometeka

Para prateleiras, armários e revestimentos, por exemplo, o compensado laminado é o mais utilizado. Já o compensado naval, feito com cola à base de fenol e formol à prova de água, pode ser utilizado em bancadas de cozinhas e banheiros, justamente por serem resistentes à umidade! Por fim, outro tipo de compensado bastante útil é o sarrafeado, ideal para portas e divisórias.

Na produção de móveis, o compensado aparece em diversos formatos: mesas, mesinhas de canto ou centro, banquetas, luminárias, estantes… as possibilidades são infinitas!  

O uso do compensado naval na criação de mobiliário permite a elaboração de formas ousadas: “O compensado naval apresenta boa resistência a umidade, não inflando como MDF. Sua grande resistência estrutural permite criar formas mais ousadas com ângulos mais agudos. O desenho de sua borda com as linhas das lâminas de madeiras confere um aspecto moderno além de permitir ter um canto arredondado amigável“, explica o arquiteto Matthias Ambros von Holleben designer da Mezas, que também exalta o aspecto natural do material.

Para a dupla Gabriela Garcia e Gabriela Haddad do Estúdio Greta, o ecletismo e resistência do compensado são também grandes vantagens de seu uso na produção de mobiliário: “O compensado é um material bastante versátil que, aliado à fabricação digital (processo que o Estúdio utiliza), permite diversas criações. É o material ideal para a usinagem (corte com fresa pela máquina) pois apresenta uma boa resistência às etapas do processo.”

Então, por que algumas pessoas ainda enxergam o compensado como um material de baixa qualidade? Matthias aponta: “Acredito que seja um ideia criada pela marcenaria moderna que só trabalha com MDF que é muito mais fácil para fazer móveis. Em outros lugares do mundo o material é bastante valorizado por seu aspecto natural e liberdade de criação.”

Como nos contam as Gabrielas do Estúdio Greta, “na verdade, o compensado é um material resistente, versátil e leve, sendo utilizado para diversas aplicações, como estrutura de barcos e aviões. Inclusive, em 2017, aconteceu em Londres, no Victoria & Albert Museum, uma exposição destacando as qualidades do material e apresentando suas diversas aplicações no design e na indústria.”

Na hora de incorporar o compensado na decoração, saiba que a flexibilidade do material lhe permite criar diversas combinações. Para Matthias, em seu aspecto mais natural, o compensado faz ótimas combinações com móveis de estilos mais clássicos, contemporâneos e industriais.

As dicas não param por aí: “Ele vai bem com aço e concreto e móveis esbeltos tendo uma preferência por cores como preto, branco e grafite. Em ambientes mais irreverentes podem ser usadas cores mais alegres como amarelo e azul.

Gabriela Garcia orienta: “Uma outra qualidade estética do compensado, que vem sendo cada vez mais empregada, é a manutenção da sua borda aparente. Não ocultá-la com fita de borda evidencia e valoriza o material utilizado.”

Mesmo resistente, o material requer cuidados para sua manutenção. Quer saber quais? Matthias compartilhou com a gente 5 dicas essenciais. Anote aí:

Não use o compensado como suporte para fazer qualquer tipo de corte. Além de danificar o compensado naval, irá cortar a superfície selante. Sempre utilize tábuas específicas para cortar qualquer coisa ou preparar comidas.

Evite deixar panelas quentes diretamente sobre a superfície. Use sempre um descanso para panelas.

Evite arrastar objetos pontudos ou duros através da superfície do compensado para evitar arranhões. Pequenos arranhões são esperados devido ao uso.

Comidas e bebidas ácidas tais como suco de limão, mostarda, vinagre, vinho, tomate, perfumes, amônia, acetona, peróxido de hidrogênio e etc, podem reagir corroendo o selador, expondo e manchando a superfície da madeira.

Evite sabões e esponjas abrasivas que podem danificar o selador. Priorize a limpeza com pano úmido.

Gostou? Para começar a incorporar o compensado em sua decoração, visite nosso acervo e encontre peças que são a sua cara!