Os móveis são objetos que, com o tempo, adquirem valor sentimental. Os mais duráveis, passam por gerações, de pais para filhos, e se tornam heranças, dependendo da durabilidade e do material com que foram feitos. Mas é impossível que qualquer móvel ultrapasse os anos sem que não se deteriore. Afinal, a ação do tempo não perdoa. Mas a boa notícia é que é possível recuperar móveis através da restauração. Para isto, uma boa alternativa é a pintura. Mas, como pintar móveis?
Deixar seus móveis como novos é algo que requer planejamento. É preciso saber que material utilizar e como deve ser feita a restauração de cada peça. Pintar móveis pode ser bem fácil de fazer e mais divertido do que você pensa. Pensando em melhorar a decoração de sua casa, hoje o Westwing quer te mostrar tudo sobre como pintar móveis.
Compre agora com até 70% off:
Passos de como Pintar Móveis
Pintar móveis desgastados é um trabalho bastante simples e pode ser uma forma econômica de deixar sua casa elegante. Veja como pintar móveis sozinho, apenas adquirindo o material necessário:
- Lixa: a melhor é a número 100, própria para madeira. Ela é mais grossa para remover restos de tinta ou verniz antigo, deixando a madeira pronta para receber a nova pintura;
- Pano úmido: o ideal é estar entre úmido e seco, não muito encharcado. Servirá para limpar o móvel a cada demão de tinta aplicada ou remover poeira;
- Primer: este componente ajudará a fixar a tinta. É um fundo preparador para madeira;
- Tinta acrílica à base d’água para madeira: se você quer que o seu móvel tenha uma aparência sofisticada e elegante, utilize tintas brilhantes. Para dar um tom mais minimalista e moderno, utilize tintas opacas, foscas;
- Verniz em spray protetor de madeira: para dar o acabamento final;
- Pincéis: compre um kit que vem com rolinhos, pincéis e outros. Há rolinhos de espuma e outros de lã. Tenha vários tamanhos de pincel;
- Massa de madeira para preenchimento: serve para preencher falhas e buracos no móvel antes de ser aplicada a pintura;
- Jornal e um lençol velho: para forrar o local onde você vai trabalhar com o móvel. Coloque o jornal e depois o pano.
Como Pintar Móveis de Madeira
Se você não sabe exatamente o processo de como pintar móveis, inicie removendo os puxadores ou outros detalhes que não sejam de madeira. Se for uma cristaleira, remova os vidros – se possível – ou, então, cubra-os com papel ou jornal, fixando com fita adesiva.
- Comece a lixar de forma uniforme e no sentido do grão da madeira para remover sujeira, restos de verniz antigo e resíduos. Tenha cuidado de não desgastar demais partes do móvel ou remover algum detalhe do design.
- Para preencher falhas e buracos utilize massa de madeira, disponível nas lojas do ramo. Utilize o pano úmido para limpar a poeira e espere secar por pelo menos meia hora. Depois de seco, use o Primer. Se puder, espere 24 horas para poder depois aplicar a tinta.
- Passe a tinta com um pincel ou um rolinho, com movimentos sempre na mesma direção. Caso veja a necessidade de aplicar mais de uma demão de tinta, sempre espere secar antes de passar uma nova camada. Depois de finalizado o trabalho, recoloque os acessórios. Considere comprar puxadores novos se os antigos estiverem oxidados.
- Para comparar o resultado, tire uma foto do móvel antes de pintar e depois.
Hoje você viu como pintar móveis e percebeu que vale a pena recuperar seus móveis antigos. Deixá-los como novos é um trabalho bastante simples e o seu ambiente ganha um charme todo especial.