A variedade impressionante das orquídeas, que conta com milhares de espécies diferentes, fez com que aficionados por essa vibrante versatilidade fossem além das suas cores distintas e perfumes suaves, ainda que característicos, partindo para o plantio e cultivo delas. Assim, de perguntas básicas, do tipo: “como cuidar de uma orquídea?”, muitos evoluem para a seguinte: “como fazer um orquidário?”. E, embora a resposta não seja “muito simples”, isso não é motivo para desanimar ninguém.
Isso porque um orquidário é uma atividade contínua, aprazível e muito gratificante. O resultado de cuidados e esmero, no tratamento das flores, resulta em um belíssimo impacto visual no seu lar e no aconchego do ambiente, já que flores tendem a deixar o local naturalmente mais alegre e agradável. Confira, portanto, com o Westwing, algumas dicas cruciais sobre como fazer um orquidário, e inspire-se a fazer do seu lar o lar das mais belas orquídeas!
Compre agora com até 70% off:
Dicas sobre como fazer um orquidário
Quem não tem a menor ideia sobre como fazer um orquidário, as dicas seguintes visam dar luz às ideias, a ponto de florescer um belo orquidário rapidamente no ambiente caseiro.
Para isso, saberemos o básico de como fazer um orquidário a partir do espaço disponível, que não precisa ser, necessariamente, amplo, mas cômodo o suficiente para abrigar as orquídeas escolhidas. Além disso, orquidários não são tão dispendiosos quanto se acredita, já que eles podem ser adaptados ao tempo e orçamento à disposição da tarefa.
- Ao definir o espaço do orquidário, procure por um lugar que não atrapalhe o trânsito, pela área externa da casa, e obtenha luz natural o suficiente. Essas são dicas básicas para quem deseja saber como fazer um orquidário.
- Escolha o número de espécies e distribua-as pelo espaço.
- Especula-se que, em média, em um espaço de 4×5 metros, cerca de 200 orquídeas possam ser acomodadas.
- A cobertura do local é primordial para quem procura saber como fazer um orquidário. Madeiras, bambus ou mesmo telhas podem proteger as espécies da chuva, filtrar a luz solar e trazer mais estilo e elegância ao local.
- Harmonize o ambiente e repense-o, constantemente, a partir das necessidades das orquídeas.
Como fazer um orquidário rapidamente
Como vimos, a variedade, para quem deseja saber como fazer um orquidário, é extensa, desde os materiais, que podem ir dos naturais e simplificados, aos mais incrementados e extravagantes, bem como o espaço idealizado e as espécies escolhidas.
O orquidário deve privilegiar, acima de tudo, filtros para a luz natural e, também, para a ventilação do ambiente. Esses são erros comuns cometidos por quem não sabe como fazer um orquidário adequadamente, mas com a prática, é possível compreender como o seu próprio espaço é o suficiente para acomodar as suas espécies de orquídeas favoritas.
A partir daí, as dicas sobre como fazer um orquidário se restringem, exclusivamente, à manutenção do local e das espécies de orquídeas, que é um trabalho contínuo, mas com resultados esclarecedoramente lindos para o ambiente.
Siga as dicas do Westwing, sobre como fazer um orquidário, e inspire-se nas belezas naturais dessas peculiares flores!