Nada como o cheirinho e sabor de um café fresco! Quando preparado em casa então, o prazer aumenta, já que além de feito manualmente e do nosso jeito, ainda dispensa a ida em padarias ou cafeterias para garantir uma bebida quentinha e saborosa. Mas, você sabe como fazer café expresso para que ele saia perfeito e seja produzido de forma descomplicada? Pois saiba que com técnicas simples é possível garantir o bom e gostoso cafezinho!
O café é considerado expresso quando a água passa quente e sob alta pressão pelo grão moído, vindo daí o termo, que significa espremer – por isso o café também pode ser chamado de “espresso”, que em italiano quer dizer comprimido. Para que você aprenda como fazer café expresso caseiro cremoso, delicioso e com a textura certa, o Westwing preparou um roteiro completo que, se seguido, garantirá um legítimo expresso. Confira e deguste sem moderação!
Compre agora com até 70% off:
Dicas de como fazer café expresso
Saber a forma correta de como fazer café expresso é um feito tido como arte, visto que a preparação deste tipo de bebida é a que a mais exalta os aromas e sabores do grão torrado. Porém, antes de aprender como fazer café expresso, a dica é levar em consideração o paladar e as preferências das pessoas que o degustarão.
Os passos para se entender como fazer café expresso ainda incluem regras básicas, que asseguram uma bebida caseira digna de famosas cafeterias:
- Escolha do pó: antes de moer os grãos, seja com um moedor elétrico ou na padaria, é essencial escolher o café certo para entender como fazer café expresso corretamente. Nesse caso, opte pelo tipo superior, especial ou gourmet/premium e verifique se os grãos estão inteiros, uniformes, não tão escuros e com a superfície não oleosa.
- Medida exata: o conhecimento sobre como fazer café expresso também inclui doses certas: para uma xícara, são necessários 7 gramas de café próprio para máquina e, de preferência, moído na hora. Com um quilo de pó é possível fazer até 100 cafés expressos.
- Colocação do pó: para esta fase de como fazer café expresso, a indicação é encher o porta-filtro da máquina, batendo-o levemente contra uma superfície plana ou mesmo na palma da mão, assim o pó será uniformemente distribuído. Após, é necessário pressioná-lo com força usando a prensa que acompanha a máquina.
- Água: sua qualidade é fundamental. Por isso, ela deve ser mineral natural e não retirada da torneira, pois o calcário presente no líquido pode danificar o sabor da bebida, além de prejudicar o funcionamento da máquina.
- Tempo: para extrair o café expresso são necessários cerca de 30 segundos, o que não precisa ser levado à risca, já que o tempo é influenciado pela qualidade, compactação e umidade do café. A saída da bebida deve formar um fio contínuo e uniforme e não ser rápida, nem muito lenta.
Como fazer café expresso: escolhendo a máquina
Para definir qual tipo de máquina de café expresso é a ideal para o seu caso, deve-se considerar não apenas a quantidade de bebida, como também o tempo e o trabalho que se pode dispor para a preparação. Isto quer dizer que aprender como fazer café expresso envolve escolher entre uma máquina manual, que exige grandes conhecimentos e técnicas, ou automática– também chamada de sachê ou cápsula –, ideal para uso doméstico e iniciante.
A escolha da máquina de café expresso também inclui seu design, atualmente super moderno e tecnológico. Então, agora que você já sabe como fazer café expresso, que tal preparar um quentinho delicioso e ainda compor sua cozinha com estilo e beleza?!