Ter uma boa noite de sono é muitas vezes o pré-requisito para começar com força e energia um novo dia. E é claro que, para dormir confortavelmente sem tensões ou problemas de coluna, é necessário encontrar o colchão certo. Mas qual o colchão mais adequado? Passamos cerca de um terço de toda a nossa vida na cama e esta afirmação por si só torna claro que o modelo de colchão é muito importante para que o nosso corpo permaneça saudável. Este item deve preencher nossas necessidades de maneira a garantir um descanso total.
O que é preciso considerar na compra de um colchão para não fazer a escolha errada? Os fatores mais importantes para optar por um colchão são o tamanho, a dureza e o modelo. Saiba mais sobre este item indispensável no dia a dia e confira algumas dicas de uso no Westwing!
Compre agora com até 70% off:
Tipos de Colchão
Os modelos de colchão variam muito, distinguindo-se principalmente entre os de molas, espuma, látex e colchões viscoelásticos.
O colchão de mola é o mais comum, pois é caracterizado de acordo com suas vantagens, tais como a sua boa permeabilidade ao ar. A umidade que pode ser gerada através do suor e que pode ser transmitida ao interior do produto, graças ao sistema de molas, é rapidamente expulsa evitando a formação de mofo e odores desagradáveis.
Já o colchão de espuma proporciona uma ótima adaptação ao corpo para garantir um descanso de qualidade e, devido às novas tecnologias, sua qualidade mudou significamente com o passar dos anos.
Em contrapartida, um colchão de látex é feito praticamente a partir de materiais naturais, embora sofra com a incidência de luz, nem sempre oferecendo uma longa durabilidade e resistência.
Densidade do Colchão
Nem todo colchão possui o mesmo nível de densidade. Para cada gosto e necessidade, existe um modelo mais duro ou mais macio. A densidade da espuma normalmente varia entre os níveis de 1 a 3 e a escolha adequada depende de diferentes fatores, como por exemplo, o peso corporal. A densidade de nível 1 é ideal para pessoas com até 60 kg e representa um colchão mais macio. Já o nível 2 é de densidade média, ideal para pessoas de 75 kg a 80 kg. Por último, o com densidade nível 3 é firme e recomendado para pessoas com mais de 80 kg. Além disso, há a densidade de nível 4, que é projetada para pessoas de até 130 kg e a de nível 5, adequada para as pessoas que pesam mais de 130 kg.
Sem dúvida o peso corporal não é o único fator que determina o grau de dureza adequado para a espuma de um colchão: o conforto e o bem-estar pessoal são elementos de igual importância. Se o nível de densidade mais recomendado para o seu peso corporal é o nível 3, por exemplo, mas o descanso é melhor em um colchão mais macio, pode-se optar por um colchão de nível médio. Do mesmo modo, pode-se preferir dormir em um colchão mais duro enquanto o nível de densidade aconselhado é o médio.
A densidade do colchão é determinada pelo seu fabricante, portando o nível de dureza da espuma pode variar entre um colchão e outro. Por esse motivo, é preciso ter certeza de que o colchão escolhido satisfaz nossas necessidades e preferências.
A Elasticidade do Colchão
A elasticidade do colchão pode ser encontrada na superfície como um todo ou em pontos específicos. Ela pode ser dividida em toda a superfície, através de pontos de pressão, tendo como resultado um colchão mais flexível. Já os modelos com pontos específicos de elasticidade contém a pressão em zonas individuais mais focadas, o que faz com que o colchão seja mais duro.
Protetor de Colchão
Um protetor de colchão, também conhecido como capa para colchão, é colocado entre o colchão e a base da cama com a finalidade de proteger o mesmo. Claro que os protetores de colchão não são imprescindíveis mas, sem dúvida, são um dos complementos mais úteis (especialmente para a cama box), já que mantêm a sua higiene e auxiliam na sua conservação.
Fatos Sobre o Colchão
Listamos alguns fatos sobre o colchão e a organização do quarto para que você experimente o sono perfeito:
- A temperatura ideal dentro do quarto deve estar entre 16 e 18 graus Celsius;
- Mesmo os colchões de alta qualidade, eventualmente, perdem sua estabilidade e flexibilidade a partir de dez anos de uso, já que as fibras e os materiais perdem força e resistência;
- Por razões de higiene, aconselha-se substituir o produto depois de sete anos de uso;
- Cada noite, perdemos cerca de um litro de líquido através do suor. Para reduzir esse processo de desidratação, o melhor é usar colchões e roupas de cama com tecidos anti-transpirantes;
- A largura da cama deve proporcionar liberdade de movimento suficiente. Assim, uma cama de solteiro deve ter pelo menos 01 m de largura e, no caso das camas de casal, pelo menos 1,80 m.
Inspire-se nas dicas do Westwing e durma nas nuvens!