A busca por melhor qualidade de vida é uma prioridade para muitas pessoas. E um dos reflexos disso é o aumento no interesse por casas na natureza, longe das grandes cidades.
Ambientes integrados às casas na natureza apresenta o conforto como novo luxo (Fonte: Archtrends/Mila Strauss)
Ambientes integrados às casas na natureza apresenta o conforto como novo luxo (Fonte: Archtrends/Mila Strauss)
Mais do que projetar residências próximas do campo, os arquitetos dão uma atenção especial à integração com o verde ao redor.Compre agora com até 70% off:
Assim, ideias incríveis estão surgindo e encantando os amantes das casas na natureza.
A tendência é que essa integração se torne um elemento muito presente. Afinal, tem tudo a ver com as necessidades dos nossos tempos. A seguir, conheça dois projetos inspiradores de decoração verde que fazem parte da Mostra Portobello UNLTD Dreams!
1. Projeto Macunáima inspira a decoração verde
O projeto Macunáima carrega diversas características do personagem Macunaíma, filho da floresta amazônica, criado por Mário de Andrade.
Quem ajudou a desenvolvê-lo foi o chef Alex Atala, um grande estudioso da natureza, do folclore e das populações indígenas. Atala uniu sua bagagem, do conhecimento a respeito da essência do Brasil ao domínio sobre os espaços, resultado de sua vivência intensa na cozinha profissional e familiar.
Assim, teve um papel fundamental na elaboração dos primeiros esboços dessa proposta inovadora e nas demais etapas. A parte interna do ambiente se destaca pela presença de uma árvore real, pelo conforto, ressaltado nos detalhes, e pela praticidade de ter os utensílios à mão, dispostos em módulos sobre rodas.
Pensando na integração de casas na natureza, Macunáima é um excelente exemplo, que evoca as raízes brasileiras e revela a rusticidade de maneira elegante. Além da madeira, a combinação dos porcelanatos Folk Desert e Verde Alpi criou um contraste irreverente, inclusive com o lado de fora.
O olhar percorre todos os cantos e mergulha na decoração verde do entorno. É como se o ambiente fosse, de fato, parte da natureza.
2. Grid Solar 12: casas na natureza que são molduras para a paisagem
Elaborado por Mila Strauss, o projeto Grid Solar 12 apresenta uma proposta moderna de integração de casas na natureza.
A arquiteta parte da modulação, em estrutura metálica, e consegue criar um espaço orgânico e fluido. Isso graças ao jogo de iluminação desenvolvido.
Além da luz entrar através das Lastras, as brises nas laterais e os espaços entre as peças na cobertura criam um grid de luz natural. Assim, ao longo do dia, a iluminação muda, gerando vários moods e decoração verde.
A arquiteta optou por duas tonalidades contrastantes de revestimentos da linha Dansk, da Portobello, que reproduz o concreto para criar superfícies contínuas.
Em sintonia com a paisagem, a proposta se apresenta como um espaço flexível, agradável e contemplativo. Com exceção do banheiro, todos os ambientes são integrados à natureza pelo layout aberto.
Esses projetos de casas na natureza mostram o quanto a arquitetura tem o poder de influenciar o nosso bem-estar e transformar as nossas vidas. Afinal, somos influenciados por ela.
Quer conferir outras criações onde as casas na natureza são as protagonistas? Acesse o Archtrends para encontrar inúmeras inspirações de decoração verde!