Muito prático e funcional, o cabide é o responsável por organizar suas roupas no closet ou guarda-roupas de forma a manter suas peças preferidas conservadas e fáceis de serem encontradas quando você quiser usá-las. O estilo retrô é repleto de peças repaginadas, inspiradas nos itens de tempos antigos, e o cabide retrô pode ser exatamente a peça que você estava procurando para adicionar muito charme à organização do seu armário ou closet.
O cabide retrô oferece um visual leve e autêntico ao seu mobiliário, combinando muito bem com uma decoração mais romântica e delicada. O Westwing reuniu dicas especialmente para você e traz diversas sugestões para te inspirar a incluir o cabide retrô na organização do seu closet e, assim, transformar a decoração do ambiente com o charme e versatilidade dessa peça, além de trazer um toque surpreendente do estilo retrô à sua casa. Confira!
Compre agora com até 70% off:
Diferentes Tipos de Cabides
Há diversos modelos de cabides no mercado, que variam de acordo com suas matérias-primas, tendências e utilidades diferentes. Os cabides de madeira são especialmente recomendados para itens pesados do seu armário, dada a sua resistência e durabilidade.
O cabide infantil normalmente explora o lado lúdico encontrado em decorações infantis. Enquanto isso, os cabides de acrílico trazem elegância e combinam com ambientes clean e sofisticados.
Já os cabides com presilhas são ideais para organizar peças sem alças, como shorts e saias, pois dão o suporte para que elas não caiam facilmente. O cabide retrô entra na categoria de cabides clássicos, com ou sem fenda nas laterais, que funciona para camisas, blusas e vestidos. Para peças delicadas, procure um cabide retrô feito de veludo, que não danifica a roupa.
A Organização com o Cabide Retrô
Primeiro, saiba que as peças que amassam com facilidade, como vestidos, saias, blazers, camisas e casacos, são as mais indicadas para a organização com cabides. Tecidos naturais, como o linho, possuem maior tendência de amassar e devem ter prioridade no uso do cabide retrô. Já as peças que possuem poliéster podem ser guardadas dobradas em prateleiras, pois amassam muito menos.
Para facilitar a organização e ocupar menos espaço, dê preferência para o uso do mesmo modelo do cabide retrô, em mesma cor e tamanho e deixe sempre todos os cabides virados para o mesmo lado. Isso garante um guarda-roupa padronizado, o que evita aquela sensação de desorganização de suas peças.
Caso você divida o closet, é uma boa ideia usar uma cor ou modelo diferente de cabide retrô para cada um. Assim, você garante que a decoração do ambiente continue com o ar romântico do cabide retrô e contribui com a organização, já que cada um sabe facilmente qual é seu cabide retrô e consequentemente quais peças do armário são suas.
O cabide retrô ainda pode ser um aliado na hora do desapego. Para isso, basta organizar todas as peças com os cabides virados para um lado. Ao usar uma roupa e devolvê-la ao guarda-roupas, vire o cabide retrô para o lado contrário. Depois de uns meses, os cabides que continuarem na posição inicial vão te indicar que essas peças estão sem uso por muito tempo.