As influências da arte romana atravessaram o tempo e, em pleno século 21, ainda permanecem atuais e versáteis, criando composições que podem ir muito além das fachadas públicas. Com esse estilo adotado no design de interiores, qualquer ambiente do lar pode ser agraciado por composições únicas e elegantes – sempre mantendo em mente que milênios passaram, desde que a arte romana teve o seu apogeu e se consolidou no gosto popular dos romanos.
Fonte: Unsplash
Ainda que seja bastante influente, a arte romana teve uma inspiração paralela, para se fundar como uma das mais repercutidas, posteriormente, da Europa e de outras partes do mundo: a influência da arte grega. Todo esse panorama, que pode surgir tanto em novas investidas artísticas quanto na composição de ambientes do seu lar, será revisto neste especial do Westwing sobre a arte romana. Confira e inspire-se em milenares técnicas!
Compre agora com até 70% off:
As Características da Arte Romana
Com uma rica história de imponência em todo o mundo conhecido, à época, o Império Romano teve um destaque que perdurou de VIII a.C. a IV d. C, aproximadamente. Além do poderio militar, Roma era notoriamente reconhecida como grande provedora de arte e cultura, além de uma base rigorosamente seguida nos fundamentos da mitologia local – cuja inspiração foi também influenciada pela arte grega.
Nos âmbitos artísticos e culturais, a arte romana compôs versatilidade a partir da arquitetura. Obras suntuosas que venceram as barreiras do tempo e se mantêm, ainda, como o cartão-postal de muitas cidades italianas – como o afamado Coliseu, por exemplo. Mas a arte romana se destaca, também, na pintura e outras áreas das artes plásticas, como a escultura romana, outra manifestação artística que se mantém conservada séculos a fio, garantindo vivacidade ao talento romano.
Mosaicos fizeram muita presença, no período, seja na pintura de paredes ou nos pisos. Cores vivas e formatos diversificados deram o tom desse tipo de arte romana, que também se sagrou nos milênios que se seguiram nas mais variadas culturas, expandindo para além dos limites de Roma.
Mais interessante é pensar que toda a pompa decorativa da arte romana não se limitou ao seu país, da mesma forma que ela se tornou tão versátil a ponto de fazer bonito não apenas como cartões-postais, mas como um permanente elemento de inspiração dentro do seu lar.
Inspirações para o Lar com a Arte Romana
Hoje em dia, é comum se deparar com a arte romana nos ambientes internos. Das salas de estar aos quartos e outras áreas comuns a casas e apartamentos, o uso das inspirações romanas garantiu um nível de sofisticação capaz de impressionar, seja para relaxar, no dia a dia, ou receber seus convidados.
A começar pela arquitetura. Pilares são ótimos aliados do conforto sofisticado. Os mosaicos também, como já foi citado, que pode criar uma composição equilibrada e moderna – ainda que milenar – seja nas áreas internas do seu lar quanto nas externas, sendo charmoso acrescentar os mosaicos em jardins, quintais ou áreas gourmet, entre outros ambientes de convivência social.
Inspire-se nas dicas do Westwing e se surpreenda com as possibilidades que se pode criar com a arte romana no seu lar!