Se você está em busca de alternativas para organizar os documentos e papéis que estão espalhados pela casa ou pelo escritório, pense em investir em um armário de arquivo para facilitar as horas corridas. Quando o objetivo é otimizar o espaço do home office ou escritório, armários e gavetas são responsáveis pela disposição e organização de objetos e papéis que fazem parte da rotina de trabalho. O armário de arquivo é ideal para quem procurar gastar menos tempo procurando um documento ou papel importante que será usado no trabalho.
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Para que a rotina seja mais rápida em meio ao tempo gasto na procura de documentos necessários, confira as dicas do Westwing para otimizar e organizar seus papéis com funcionalidade no armário de arquivo. Confira nosso guia com os tipos de armários de arquivo e de como organizá-los de forma ideal para o seu dia a dia.
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Tipos de armário de arquivo
Seja no escritório, home office ou apenas na organização dos documentos da família, criar soluções efetivas para armazenamento papéis é sempre um desafio. Para facilitar as ações cotidianas e ajudar no trabalho, o armário de arquivo é uma opção para quem deseja ter seus documentos e papéis importantes sempre ao alcance de forma prática e funcional. O armário de arquivo pode ser comprado separadamente e próprio para a arrumação da papelada e encaixado em baixo da mesa de trabalho ou encostado em uma parede
vazia, mas também pode ser feito embutido no móvel do escritório. Também existem dois tipos de armário de arquivo, o comum e o lateral, que apenas diferem na direção em que as pastas ficarão voltadas. O armário de arquivo mais comum é o de metal, mas também existem modelos em madeira e plástico para combinar com qualquer tipo de decoração.
Como organizar um armário de arquivo
Comece colocando os arquivos voltados na direção em que preferir. No caso de um armário de arquivo lateral, você tem a opção de coloca-los voltados para a direita, esquerda ou para frente. Depois de escolher a direção dos arquivos, insira trilhos laterais neles. Os trilhos servirão também para dividir a largura de cada gaveta. Siga inserindo as pastas de arquivos suspensos expansíveis no armário de arquivo, lembrando de coloca-los voltados para a direção escolhida.
Com a ajuda de etiquetas, coloque um título para cada categoria de arquivo criando uma ordem, seja alfabética ou por importância, levando em consideração o que ficará mais fácil na sua rotina e para as suas necessidades. Com as etiquetas nomeadas, basta ir colando nas pastas de arquivo. Cole a etiqueta da primeira pasta no canto esquerdo e vá seguindo para a segunda com a etiqueta posicionada ligeiramente mais a direita, assim como a terceira mais a direita em relação a segunda. Continue etiquetando seguindo esse processo até que acabem as pastas do armário de arquivo. Se você chegar na pasta com a etiqueta em extrema direita, siga repetindo o processo nas pastas seguintes retornando a etiqueta no canto esquerdo. Depois que o arquivo estiver feito, basta classificar os documentos dentro das categorias divididas pelas etiquetas e encaixá-los no local certo.