Jogo de Taças para Água com Fio Dourado Greek
R$ 179,90
Montar uma mesa de jantar para oferecer um momento inesquecível aos seus convidados pode parecer complicado. Quanto mais pessoas à mesa, mais itens, e com tantos utensílios é difícil se perder e não saber onde cada objeto deve ir. Por isso, mostraremos por aqui como escolher os copos e taças para cada bebida e como dispô-los na sua mesa posta. Confira!
O primeiro passo é escolher o material das suas taças: de cristal ou de vidro? As taças de vidro são mais recomendadas para eventos informais e para o dia a dia. Alguns exemplos deste modelo são a taça de vinho, taça de gin, taça de água e a taça de cerveja.
Já os modelos de cristal são perfeitos para uma recepção elegante, já que trazem mais sofisticação à mesa e é um material agradável de manusear. Um exemplo deste tipo é a taça para champanhe.
As taças de cristal também são as mais recomendadas por conta das suas propriedades, e uma delas é a espessura. Em geral, o cristal é mais fino que outros materiais, o que faz com que a temperatura da taça não influencie na degustação. Além disso a transparência do cristal é outro ponto positivo, facilitando a visualização das nuances de cor da bebida, uma etapa super importante na experiência de degustação.
Outro detalhe que pode influenciar a sua escolha é o fato de o cristal ser mais poroso que o vidro, fazendo com que as moléculas da bebida se quebrem com os movimentos da taça, liberando seus diferentes aromas. Esse aspecto faz toda a diferença na apreciação de um bom vinho, por exemplo.
O tipo de taça varia muito de acordo com o tipo de vinho que será servido nas refeições. Por isso, antes de preparar a mesa posta, lembre-se de verificar qual vinho será servido aos seus convidados para acertar na escolha da taça. Separamos um guia para te ajudar a entender os modelos e suas especificações.
O vinho branco e o rosé, por exemplo, são servidos em temperaturas mais baixas e, por isso, pedem taças menores que as de vinho tinto. A diferença de tamanho é devido à quantidade de bebida servida, já que os vinhos brancos e rosé são servidos menos e com mais frequência para que não esquentem. Além disso, é recomendado que o bojo seja ligeiramente mais estreito para conservar a temperatura ideal.
Já a escolha da taça dos tintos leva em consideração o tipo de uva. O modelo de taça bourdeaux é ideal para as bebidas mais encorpadas, como os vinhos provenientes de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Tannat. Já as uvas Pinot Noir, Barbera, Nebbiolo e Amarone pedem taças do tipo borgonha, com formato semelhante ao de um balão, desenhadas para ressaltar o sabor macio e reduzir a acidez.
Tanto as taças de vinho branco quanto as de vinho tinto devem ter hastes longas para impedir que o convidado segure-a pelo bojo, interferindo na temperatura. Em ambos os casos, a bebida deve ocupar cerca de um terço da taça para facilitar a degustação e os movimentos circulares que servem para arear a bebida.
Para incrementar o sabor do vinho, garanta já um decanter.
O espumante é uma bebida que possui algumas regras mais específicas. O ideal para consumir a bebida é a taça em formato de flauta, chamada flute. Ela possui um formato alongado do bojo, que contribui para reter a espuma e os aromas por muito mais tempo, prolongando a sensação refrescante e intensa que só o espumante tem.
A haste também deve ser longa para conservar a temperatura e, diferentemente do vinho, a taça pode ser mais bem servida, com cerca de dois terços de espumante.
Existem vários tipos de taças e copos para a degustação de uma boa cerveja artesanal, tudo irá depender da composição da bebida. As de trigo, por exemplo, vão bem com as taças do tipo weizen, com corpo alongado e bojo mais largo. O formato favorece a formação de colarinho e acentua os aromas e os sabores da bebida.
Já as tulipas são ideais para as cervejas Pilsen, pois mantêm seu frescor e leveza. O modelo trapist, inspirado nas taças de espumante, é a melhor opção para cervejas frutadas, com paladar complexo. E, para as cervejas mais encorpadas ou robustas, dê preferência ao copo do tipo goblet.
Em todos os tipos de refeições, os copos devem ficar sempre ao lado direito do prato, em ordem decrescente, ou seja, de acordo com o seu tamanho. Independente do estilo da recepção, é imprescindível que o máximo de copos dispostos na mesa seja de cinco unidades.
A ordem das taças deve seguir um padrão de conforto e conveniência, de maneira que fiquem acessíveis de acordo com os pratos servidos. Da esquerda para direita: o primeiro e maior copo é o da água, já que é ela quem acompanha qualquer refeição. A taça do vinho vai ao meio, e o menor copo é a taça para vinho branco.
Nos casos das refeições em que será servido espumante porém o espaço é reduzido o ideal é colocar a taça em formato flute atrás da fileira de copos, formando um desenho de “diamante”. Mas lembre-se de colocar o item somente se ele for utilizado. É muito importante deixar alguns espaços livres para que os convidados fiquem mais confortáveis.